19 de Maio – Dia Nacional de Luta “A Educação precisa resistir”

19 de Maio – Dia Nacional de Luta “A Educação precisa resistir”

Na noite do dia 19 de maio ocorreu uma live organizada pela SESUNIPAMPA e vinculada ao dia nacional de lutas contra o projeto de lei 5595/2021 e contra o projeto de emenda constitucional 32/2021 organizados a partir da base pelo sindicato nacional dos docentes de ensino superior (ANDES/SN).

A atividade intitulada “A educação precisa resistir” contou com a presença das professoras Maria Regina Ávila (Secretária-geral do ANDES/SN), Sueli Goulart Silva (Secretária da Regional ANDES/RS), com a técnica administrativa em educação Cristiani Gentil Ricordi (Coordenadora Geral do SINDIPAMPA) e o discente Gabriel Solimeno (UNIPAMPA – Campus Jaguarão), de modo que as três categorias da comunidade acadêmica estivessem representadas.

Durante a atividade, foram debatidos os graves ataques contra todas as categorias presentes no Projeto de Lei (PL) 5595/20, que prevê a reabertura de escolas, universidades, institutos federais e CEFETs no pior momento da pandemia da Covid-19. Debateu-se também os efeitos perversos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, a reforma administrativa que solapa a autonomia dos servidores públicos e precariza ainda mais as condições de trabalho dos atuais e futuros profissionais em todas as esferas do serviço público.

Além desses destaques, foi defendida de unanimemente a necessidade de recomposição do orçamento das instituições federais de ensino, cujos cortes em 2021 praticamente inviabilizam o funcionamento das universidades e institutos federais até o final do ano, especialmente diante da necessidade de condições sanitárias adequadas para o planejamento de um eventual retorno às atividades presenciais com segurança.

Por fim, manifestou-se ampla contrariedade à Portaria do MEC 983/2020, que traz ataques aos professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ao longo das quase duas horas de atividade, houve também intervenções culturais de docentes vinculados à atual direção da SESUNIPAMPA, intercalando poesia e música durante a primeira live promovida em seu canal do YouTube.

 

Link da atividade: https://www.youtube.com/watch?v=n_RkWLKclJA&t=4s 

 

     Por Rafael da Costa Campos

Presidente da SESUNIPAMPA

Compartilhar:
Cris Ricordi

Os comentários estão fechados.

Copyright 2022© by Sindipampa