Plenária Geral Extraordinária do SINDIPAMPA

Plenária Geral Extraordinária do SINDIPAMPA

Ocorreu na última sexta-feira (09/04), de forma virtual, mais uma Plenária Extraordinária do Sindipampa. Na pauta, além de informes da Direção e das Seções Sindicais, uma avaliação da caravana virtual que aconteceu ao longo do mês de março.

No início da reunião foi explicado o processo de registro da nova Direção junto ao Cartório, e a importância do mesmo para que o Sindicato possa se estruturar administrativamente. Para Eduardo Chagas, que integra a Coordenação Geral do Sindipampa, “Há um evidente descompasso entre a burocracia sindical (ficha de filiação em 3 vias, prazos para publicação de editais de plenárias e assembleias, quórum, ata das reuniões, etc.) e o tempo instantâneo e tecnológico em que vivemos, de forma que, aos poucos, estamos tentando trazer o sindicato para o século XXI”.

Uma das iniciativas para tornar mais ágil o sindicato, e que foi pauta da Plenária, é a campanha de recadastramento e filiação de novos filiados, que será feita por formulário on-line e não mais por fichas impressas. Você poderá atualizar seu cadastro ou solicitar nova filiação ao sindicato preenchendo nossa ficha de filiação on-line.

Outro ponto bastante discutido foi a participação TAE nas comissões internas da instituição, e a possibilidade de servidores técnicos desenvolverem projetos de pesquisa com financiamento para bolsistas, o que não ocorre atualmente. A ideia é que o Sindipampa divulgue uma espécie de “raio-x”, ou seja, um organograma de todas as comissões que possibilitem ou exijam a participação de servidores técnico-administrativos em sua composição, para em seguida fazermos uma campanha para mobilizar a categoria a participar desses espaços institucionais. Exemplo disso é a CIS, a Comissão Interna de Supervisão da Carreira, que terá edital de eleição em breve, e exigirá a presença de técnicos em sua composição.

Também foi discutido e aprovando um calendário permanente de reuniões, ocorrendo sempre na última sexta-feira do mês, já a partir do mês de maio. Assim, as próximas plenárias já estão previamente marcadas para os dias 28/05, 25/06 e 31/07. Além disso, também foi aprovada a participação do Sindipampa na Frente Parlamentar em Defesa da Unipampa, que está sendo constituída com o objetivo de reforçar os laços da Instituição com a região da campanha, a partir do ataque de um grupo de “patriotas” em frente ao campus Itaqui.

A Plenária serviu ainda para divulgação do 1º Seminário de Formação Sindical do Sindipampa, uma série de encontros semanais que ocorrerá ao longo dos meses de maio e junho, sempre às quartas-feiras, e terá como palestrantes Juliane Furno, Tarso Genro, Julia Lenzi, Gibran Jordão, Mariana Lopes, Antonio Alves, Berna Menezes, entre outros. As inscrições devem começar já na próxima semana.

Por fim, foi destacada a necessidade da categoria se mobilizar em campanhas de solidariedade que visem amenizar o impacto da fome nas cidades em que a Unipampa está inserida. Em Bagé, por exemplo, o Sindipampa está ao lado de outros Sindicatos e Organizações Políticas que realizarão coleta de alimentos a fim de doar às entidades assistenciais da cidade.

Por Eduardo Chagas

Compartilhar:
Cris Ricordi

Os comentários estão fechados.

Copyright 2022© by Sindipampa